quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TCC Modelagem Senac- Juliana Sugimoto- segundo semestre 2009


 E aí galera!
Eu sou a Juliana Sugimoto, faço parte do Risca3, e depois de tanto enrolar (já que ainda não peguei o ritmo dessa coisa de blogar...) cá estou eu para falar um pouco sobre meu TCC.
                Por influência dos meus sonhos malucos e talvez pelo meu irmão nerd, ilustrador, fanático por quadrinhos e seguidor deste blog, eu tenha me interessado pelo mundo fantástico, representado nos quadrinhos, filmes e por alguns estilistas que se jogam nesse submundo do inconsciente. O que me instigava era o porquê dessas interpretações “encantarem” tanto o olhar amadurecido do adulto, que dificilmente se volta para o universo do mundo onírico.
    Acabei me dando conta que se tratavam de metáforas dos problemas sociais. É uma maneira de mostrar diferentes modos de pensar e ver a realidade, e cabe ao espectador chegar a uma conclusão própria...sem entregar uma resposta única e feita, como se houvesse só uma solução. Essa é a mágica do mundo fantástico, ele abre espaço para uma nova interpretação no decorrer da vida, ela se molda aos problemas que cada pessoa enfrenta, e dão novos significados cada vez que é contada. É no mundo dos sonhos que o homem se revela como realmente é.
“No sonho, portanto, o homem se revela a si mesmo por inteiro em sua nudez e sua miséria naturais. Tão logo suspende o exercício de sua vontade, torna-se joguete de todas as paixões contra as quais, no estado de vigília, a consciência, o sentimento da honra e o medo nos defendem.” Freud (1878 apud Maury, 1900 p. 90).

Então acabei escolhendo três looks que me transportassem para o meu mundo interior, através de seus cenários, roupas, músicas, maquiagens e acessórios.
Schinichiro Arakawa

Christian Dior-outono/inverno- 06/07
John Galliano- inverno-2009

 PROCESSO

LOOK1
Look desenvolvido com tafetá misto, tafetá de poliéster, entretela, tunil, tela e tule.

 A parte de cima foi feita por moulage, depois que cheguei no volume desejado com as godês irregulares coloquei barbatanas de plástico na barra e entre os recortes, para deixar as ondas bem marcadas.

O saiote foi feito com diversas camadas de tule para dar sustentação ao look todo.


tunil brasileiro
tunil importado



















Um dos meus maiores desafios nesse look foi reproduzir as ondas aplicadas nas saias. Até que certo dia achei esse tunil de chapelaria na GJ, ele já vem com acabamento e se molda facilmente. Mas para o meu desespero ele é importado e caríssimo, como eu não tinha essa verba toda acabei usando o tunil daqui mesmo...que não tem acabamento, não se molda facilmente e não vem em tiras...Tive que cortar faixa por faixa com aquele cortador de fio quente, depois a querida e milagrosa Cássia costurou as valetas para ficar em forma de arco, e costurou um por um nas saias.
peça final- processo


peça final costas
peça final frente




LOOK 2
O segundo look foi feito na moulage em feltro de construção. O que mais demorou e me tomou tempo foi o estudo de estrutura das ancas. Comecei pelo mais difícil que era fazer uma armação tipo gaiola de metal, o que não deu certo porque além de ser muuuuuito difícil um lado ficar igual ao outro, ele marcou o feltro.

corte da chapa-modelagem-solda
 
estrutura de gaiola
 Depois de achar uma imagem de uma estrutura parecida num livro do Dior, e com a luz e ajuda do santo amigo Rafael, começamos a moldar a estrutura num bloco de isopor a partir de um desenho que ele fez num programa 3D com as medidas que eu queria, depois encapei com uma malha e apliquei num corset.

raspagem do isopor- estrutura encapada- estrutura final
 Por cima desta estrutura fiz a moulage do look no feltro de construção, tingi a parte de cima com chá e bordei todas as bordas e costuras internas para dar acabamento.



moulage- bordado- tingimento

look final- processo


 O broche foi desenvolvido por mim e pelo Rafa (designer industrial), com chapa de metal, ispor, medalhinhas e correntes. E claro que ele ficou com a parte difícil de moldar e cortar a chapa...thanks Rafa!


 LOOK3
Este look foi desenvolvido na modelagem plana e confeccionado no algodão, organza de poliéster, gazar de seda e tule.
Um dos desafios foi entender o sentido dos babados, porque eles não são todos iguais...Olhando a imagem dá pra perceber que as faixas tem sentidos diferentes em cada recorte. E quando fui cortar no tecido tive que calcular as listras para que elas batessem na hora de costurar.

Outro desafio foi dar a sensação de que a parte de trás estava sendo puxada para cima, então cortei várias camadas de godês, só que ao invés de uma circunferência, fiz ondas...difícil de explicar...Também coloquei tule entre as camadas para dar volume. A organza e o gazar foram cortados com fio quente para que ficasse a fio...

Infelizmente não tenho muitas fotos do processo desse look...foi meu último look e saiu meio que no desespero...


peça final- frente
peça final- costas

peça final lateral
 Bom pessoas, é isso...eu sei que esse post ficou imensamente gigante! Mas tentei resumir minha monografia inteira num post! Sejam compreensivos se chegaram até aqui :)

 E aguardem que ainda tem o TCC da Jack e da Ferds!!

 Fico por aqui...enfim... Beijos e beijos!